Ensalamento e acesso aos trabalhos

Para facilitar sua participação no XIII CNMEM e potencializar o debate durante as apresentações, disponibilizamos abaixo a organização das salas do evento, bem como os links para acesso aos trabalhos que serão apresentados em cada uma delas.

Você pode consultar previamente os textos, conhecer as discussões que serão mobilizadas e se preparar para dialogar com os autores durante as sessões. Acreditamos que essa antecipação qualifica as interações, amplia o repertório dos participantes e fortalece a construção coletiva de saberes no campo da Modelagem na Educação Matemática.

Como navegar nesta página:

 

    • Escolha a seção desejada;

    • Clique no título do trabalho para acessar o arquivo;

    • No dia e horário indicados na programação, acompanhe a apresentação na sala correspondente.

Desejamos uma excelente experiência científica e formativa!

Local das apresentações: INMA – Instituto de Matemática (em frente ao complexo esportivo)

13/11/2025 - 10h00 às 11h30

Coordenador(a):  Ana Paula dos Santos Malheiros e Flaviane Meireles dos Santos Campeiro 

Sala: Anfiteatro 1

10h00 Literatura em modelagem como inspiração para o trabalho em sala de aula [CC_001]
Ana Paula dos Santos Malheiros/Lahis Braga Souza

10h15 Redes de coautoria das comunicações científicas da Conferência Nacional sobre Modelagem na Educação Matemática [CC_003]
Daiane Luisa Stahlhofer/Tiago Emanuel Klüber

10h30 Modelagem matemática no coração do Brasil: um estado do conhecimento das dissertações e teses na região Centro-Oeste [CC_027]
Márcio Urel Rodrigues/Paulo Marcos Ferreira Andrade/Lucinéia Oenning/Elisângela Aparecida dos Santos

10h45 Modelagem matemática e educação financeira: um olhar para os anais da CNMEM [CC_009]
Lucas Piuco de Campos/Elhane de Fátima Fritsch Cararo

11h00 Experiência com Modelagem na educação matemática e educação financeira familiar: uma integração possível no desenvolvimento do senso crítico [RE_015]
Juanice dos Santos Rosário/Daiana Katiúscia Santos Corradi/Elizangela de Fátima Rodrigues

 

Coordenador(a): Karine de Oliveira e Carlson Guerreiro de Almeida

Sala: Anfiteatro 2

 

10h00 Geometria e representações semióticas: uma prática de modelagem matemática desenvolvida na educação infantil [CC_004]
Silvana Cocco Dalvi/Luciano Lessa Lorenzoni

10h15 Modelagem matemática na educação infantil com Dona Maricota: desenvolvendo habilidades e aprendendo formas, quantidades e sabores [CC_033]
Andrea Pereira de Oliveira dos Santos/Marcos Francisco Borges/Zilda Rodrigues Soares da Silva Bariviera

10h30 A escolha de uma história infantil para o desenvolvimento de uma atividade de modelagem [CC_050]
Karine de Oliveira/Emerson Tortola

10h45 Modelagem matemática com slime: a incrível receita “pegajosa” que encanta as crianças [RE_027]
Lucinéia de Souza Gomes/Juliana Batistin Fernandes Borges da Silva/Thaís Gama Rodrigues da Silva/Adriana Silveira

11h00 Entrevista com um jovem jogador de futebol aliada a tópicos de modelagem na educação matemática [RE_064]
Silvio Luiz Gomes de Amorim

Coordenador(a): Jeniffer Paula da Cruz e Eugênia Brunilda Opazo

INMA: Sala 502

10h00 Saberes docentes mobilizados por professores da educação básica ao desenvolverem o ensino de matemática por atividades experimentais e análise de modelos [CC_015]
Francisco Robson Alves da Silva/Emerson Silva de Sousa/José Ricardo e Souza Mafra

10h15 Modelagem matemática e formação docente: uma abordagem baseada em constructos pedagógicos [CC_025]
Rhômulo Oliveira Menezes

10h30 Significado atribuído à modelagem matemática na formação continuada de professores [CC_006]
Jeniffer Paula da Cruz/Karina Alessandra Pessoa da Silva

10h45 Experiência de uma professora —em posição de fronteira— com a modelagem matemática [CC_060]
Jussara de Loiola Araújo/Anne Reis Tameirão de Souza/João Felipe Gomes Falcão

11h00 Mediações Docentes em uma atividade de Modelagem Matemática com foco no desenvolvimento do Pensamento Algébrico [RE_023]
Guilherme Zanette/Rodolfo Eduardo Vertuan/Elenice Josefa Kolancko Setti

Coordenador(a): Júlia Maria Alves Massoni e Marisa Raquel de Melo Pereira

INMA: Sala Multiuso Pós-Graduação (1º andar)

10h00 As funções semiótica e epistemológica dos signos em uma atividade de modelagem matemática [CC_034]
Daiany Cristiny Ramos/Michele Regiane Dias Veronez/Liane Maria da Silva/Bruna Severgnini da Silva

10h15 Educação STEAM em uma atividade de modelagem matemática com experimentação [CC_008]
Hellen Nathalie Aparecida de Sales/Júlia Maria Alves Massoni/Karina Alessandra Pessoa da Silva

10h30 Entre a matemática e o significado: logaritmo, modelagem e representações sociais em sala de aula [CC_075]
Debora Coelho de Souza/Flaviane Meireles dos Santos Campeiro/Alessandro Ribeiro da Silva/Claudia Carreira da Rosa

10h45 Modelagem matemática em um contexto local: a poluição das águas de Bonito/MS como tema interdisciplinar para o ensino de funções exponenciais e logarítmicas [RE_039]
Marcia Aparecida Garcia Teixeira/Klinton Pinheiro Sales/Thainá Araujo Bonfim

11h00 Escolhas profissionais no ensino médio e modelagem matemática sociocrítica [RE_030]
Jordana Donelli Stremel/Alvino Alves Sant’Ana

Coordenador(a): Rosângela Maria Kowalek e Luis Rolando Padilla

INMA: Sala 505

10h00 A Recontextualização Pedagógica da Modelagem Matemática: uma investigação com docentes da educação básica [CC_014]
João Francisco Staffa da Costa/Bruna Santos de Souza/Marilaine de Fraga Sant´Ana

10h15 A Modelagem na concepção da Educação Matemática: contribuições para o processo de ensino e aprendizagem da matemática [CC_018]
Dionísio Burak/Frederico da Silva Reis

10h30 A atuação do andaime no desenvolvimento de uma atividade de modelagem matemática [CC_040]
Rosângela Maria Kowalek/Lourdes Maria Werle de Almeida

10h45 Do urucum ao colorau: a modelagem matemática como projeto de ensino [RE_065]
Stefani Torres da Silva/Maria Elizabete Rambo Kochhann

11h00 Conectando matemática com uma viagem: uma atividade de modelagem matemática com alunos do 7°ano [RE_008]
Ana Flávia Vieira Bacon Vilella/Karina Alessandra Pessoa da Silva/Adriana Helena Borssoi

Coordenador(a): Danusa Nunes de Menezes e Estevão Ovando Neto

INMA: Sala 508

10h00 Etnomodelagem: origem e perspectivas futuras [CC_071]
Luciano de Santana Rodrigues/Vanessa Pinheiro Ladeira/Milton Rosa

10h15 Do movimento à modelagem: a dança chote de carreirinho como etnomodelo cultural [CC_013]
Nicole da Silva Frigeri/Alexandre Jacques Michels dos Santos/Marilaine de Fraga Sant’Ana

10h30 Lixo urbano: modelagem matemática crítica [RE_066]
Simone Elizabeth Felix Frye/Andreza Rodrigues de Souza

10h45 Reflexões sobre a formação em educação do campo e a potencialidade da modelagem matemática: um relato autorreflexivo [RE_046]
Danusa Nunes de Menezes/Joyce Braga

11h00 Entre telas, postes e sombrite: a modelagem matemática como espaço de conhecimento [RE_034]
Manoel Aparecido da Cruz França/Ezequiel Lessi de Oliveira /Decio Schaffer/ Maria Elizabete Rambo Kochhann 

Coordenador(a): Maykon Jhonatan Schrenk e Cícero Rocha de Lima

INMA: LEMA

10h00 Processo de semiose em uma aula com modelagem matemática nos anos iniciais [CC_005]
Samuel Jefté Vaz dos Santos/Karina Alessandra Pessoa da Silva

10h15 Ações pedagógicas em atividades de modelagem matemática mediadas por um plano de resolução [CC_045]
Flavio Lima de Souza/Lourdes Maria Werle de Almeida

10h30 Jogos de linguagem e a constituição de sentidos em uma atividade de modelagem matemática nos anos iniciais: arborização urbana em foco [CC_088]
Michelle Fernanda da Silva/Natália de Oliveira Diziró/Bárbara Nivalda Palharini Alvim Sousa

10h45 Modelagem matemática no 4º ano: do ingrediente ao lucro [RE_010]
Flávia Karina dos Santos/Karina Alessandra Pessoa da Silva

11h00 Modelagem Matemática com dobraduras: uma experiência investigativa no 5º ano do Ensino Fundamental [RE_019]
Maykon Jhonatan Schrenk/Rodolfo Eduardo Vertuan

Coordenador(a): Fabian Posada Balvin e Viviane Zório Peixoto Arima

INMA: Sala de videoconferência

10h00 A modelagem na escola: o que pensam os professores da região de Macau/RN a respeito? [CC_054]
Fabian Posada Balvin/Etienne Lautenschlager

10h15 O X da questão é o respeito: modelagem matemática em um território de violência [CC_064]
Alessandro Ribeiro da Silva/Cicero Rocha de Lima/Debora Coelho de Souza/Claudia Carreira da Rosa

10h30 Modelagem na Educação Matemática: uma experiência investigando a barragem de rejeito Casa de Pedra [RE_014]
Flávia Silva Souza/Luciano de Santana Rodrigues/Bruno Francis Sousa

10h45 Primeira Vivência em Práticas com Modelagem na Educação Matemática: Transporte na Cidade de Ouro Preto [RE_016]
João Paulo de Oliveira Pereira/Érica Resende Malaspina

11h00 Resolvendo problemas reais: a horta escolar como espaço para o ensino de matemática [RE_029]
Jonhy Syllas dos Santos Ferreira/Célia Aparecida Dias Ferreira Louzada/Paulo Marcos Ferreira Andrade/Maria Elizabete Rambo Kochhann

Coordenador(a): Silvânia Cordeiro de Oliveira e Vanusa Camargo Durães 

INMA: Sala Multiuso Administrativo

10h00 A articulação entre modelos e conteúdos  matemáticos emergentes em uma prática de ensino no curso técnico integrado  em agropecuária [CC_011]
Silvânia Cordeiro de Oliveira/Marcia Jussara Hepp Rehfeldt

10h15 Entre unidades e trajetos: uma sequência didática modeladora no ensino do plano cartesiano e a mobilização de conceitos no 8º ano do ensino fundamental [CC_051]
Vanessa Rodrigues Corsino da Silva/João Batista de Andrade Filho/Eliane Castilho Modesto/Coronel Farinha/Sonia Maria Monteiro da Silva Burigato

10h30 Primeiros passos na formação em modelagem matemática de estudantes de graduação em matemática em Honduras [RE_059]
Luis Rolando Padilla Palma/Claudia Carreira da Rosa/Eliú Leonardo Mejia

10h45 Gastronomia e empreendedorismo em uma prática pedagógica de modelagem matemática [RE_057]
Daniel Quiles Schneider/Emerson Tortola/Karina Alessandra Pessoa da Silva

11h00 Primeiras experiências de estudantes universitários hondurenhos com a modelagem matemática [RE_058]
Luis Rolando Padilla Palma/Claudia Carreira da Rosa/Eliú Leonardo Mejia

14/11/2025 - 8h00 às 9h30​

Coordenador(a): Ariely Aparecida Caruzo e Carlson Guerreiro de Almeida

INMA: LEMA

08h00 Por que é preciso falar de políticas públicas na comunidade de modelagem matemática? [CC_047]
Regis Forner

08h15 Modelagem na educação matemática: relações entre conteúdos matemáticos e o cotidiano dos estudantes [CC_049]
Andreia Aparecida Sartori Tomé/Dionísio Burak

08h30 Mobilização de áreas STEAM em atividades de modelagem matemática de terceiro momento no contexto do Novo Ensino Médio [CC_092]
Ariely Aparecida Caruzo/Karina Alessandra Pessoa da Silva

08h45 Potencialidades da modelagem matemática no livro projetos integradores: tempo jovem [CC_010]
Everton Melo de Oliveira/Carlson Guerreiro de Almeida

09h00 Trabalhando especificidades do futebol como componente do esporte em modelagem na Educação Matemática [RE_022]
Ronaldo Asevedo Machado/Giuliano Bruno Baldez Gomes/Silvio Luiz Gomes de Amorim/Dionísio Burak

Coordenador(a): Robson Aparecido Ramos Rocha e Vanusa Camargo Durães

INMA: Vídeo Conferência

08h00 A modelagem matemática e suas (des)conexões com as metodologias ativas [CC_048]

Flavio Fernandes/Bruno Henrique Costa/Robson Aparecido Ramos Rocha

08h15 Trabalhando a modelagem na Educação Matemática a partir de um voo de avião [RE_052]
Silvio Luiz Gomes de Amorim

08h30 Experiências de modelagem matemática no Ensino Superior: conexões entre teoria, prática e multitematicidade [RE_062]
Roberta Modesto Braga/Neuma Teixeira dos Santos/Antônia Edna silva dos Santos

08h45 Investigando e modelando: propriedades da água e misturas no ensino fundamental [RE_047]
Ester Simão Lopes Silva/Adriana Pereira de Oliveira Vieira

09h00 Por trás dos números: o feminicídio e a realidade brasileira [RE_044]
Bruna Carla Alves Falleiro/Laís Maria Costa Pires de Oliveira/Lilian Akemi Kato/Wellington Piveta Oliveira

Coordenador(a): Fabiola Reggiane do Prado Dionízio e Estevão Ovando Neto

INMA: Anfiteatro 1

08h00 Do cotidiano à matemática: como a modelagem e a estatística transformam o letramento infantil [CC_053]

Eliane Castilho Modesto Coronel Farinha/Bianca Costa Machado/Felipe Bernardino da Silva Lucas

08h15 Modelagem matemática nos anos iniciais: contribuições e dificuldades reveladas em relatos de experiência do CNMEM [CC_056]
Claudia Cristina de Arruda Schons/Rodolfo Eduardo Vertuan

08h30 Modelagem matemática em movimento: uma abordagem STEAM com carrinho de fricção [CC_012]
Fabiola Reggiane do Prado Dionízio/Karina Alessandra Pessoa da Silva/Henrique Rizek Elias

08h45 Feedback em práticas de modelagem matemática nos anos iniciais: um estudo dos relatos de experiências das edições da CNMEM [CC_065]
Sandra Cristina Vicentini/Wellington Piveta Oliveira

09h00 Modelagem Matemática nos anos iniciais: uma experiência ao construir a bandeira do Brasil [RE_037]
Gislaine Ferreira Gomes/Karina Alessandra Pessoa da Silva

Coordenador(a): Fernando Henrique de Lima e Viviane Zório Peixoto Arima 

INMA: Sala 503

08h00 O paradigma crítico de pesquisa visando a proposta de uma disciplina sobre modelagem na educação matemática [CC_091]
Fernando Henrique de Lima/Jussara de Loiola Araújo

08h15 Perspectiva socio crítica de la modelación matemática para el desarrollo de habilidades de pensamiento crítico ante problemáticas socio ambientales [CC_068]
Christian Esparza Ortiz/Francisco Javier Camelo Bustos

08h30 Etnomodelos fractais: análise de questões em atividades de Etnomodelagem sob a perspectiva decolonial [CC_069]
Lucas Junior Paixão/Milton Rosa

08h45 Criação de orçamentos em ambiente de aprendizagem sociocrítico [RE_011]
Alexandre Jacques Michels dos Santos/Nicole da Silva Frigeri/Marilaine de Fraga Sant’Ana

09h00 Modelagem Matemática no Ensino Fundamental: Planejamento e Análise de Custos de uma Confraternização [RE_038]
Anderson Azevedo Braz/Adriana Helena Borssoi/Karina Alessandra Pessoa da Silva

Coordenador(a): Márcia Jussara Hepp Rehfeldt e Flaviane Meireles dos Santos Campeiro

INMA: Sala 508

08h00 Modelagem Matemática e Lançamento de Foguetes na Educação Básica [CC_044]
Otávio Meireles Marques/Adriana Helena Borssoi

08h15 Um olhar para práticas pedagógicas que articulam história da matemática e modelagem matemática segundo trabalhos internacionais [CC_079]
Ana Caroline Frigéri Barboza/Lilian Akemi Kato

08h30 Redes de citações emergentes das comunicações científicas da XII CNMEM [CC_017]
Thalia Falquievicz Corassa/Vitória Fenilli Vidaletti/Tiago Emanuel Klüber/Camila Heloiza da Silva

08h45 Delineando os papéis da idealização  em atividades de modelagem matemática [CC_052]
Lucas Gabriel Silva Rodrigues de Jesus/Lourdes Maria Werle de Almeida

09h00 Os principais achados acerca da modelagem matemática das produções científicas em um programa stricto sensu em ensino de ciências exatas [CC_007]
Márcia Jussara Hepp Rehfeldt

Coordenador(a): Rafael Machado da Silva e Danusa Nunes de Menezes

INMA: Multiuso Administrativo

08h00 Avaliação em ambientes de modelagem matemática: uma proposta formativa a partir do diálogo [CC_019]
Jonisario Littig/Luciano Lessa Lorenzoni

08h15 Modelagem matemática nas práticas letivas de professores: um olhar para a feira de matemática de Barra do Bugres/MT [CC_028]
Paulo Marcos Ferreira Andrade/Márcio Urel Rodrigues/Vagner Constantino Guimarães/Cátia Souza da Mota

08h30 O conhecimento matemático especializado de futuros professores em uma atividade de modelagem com função exponencial [CC_041]
Francisco Eteval da Silva Feitosa/Leonard Euler Valente Feitosa

08h45 Vivências com modelagem matemática: reflexões sobre a formação inicial [RE_025]
Rafael Machado da Silva/Rodrigo Tavares da Silva

09h00 A experiência formativa com modelagem matemática “quanto de pele você tem?”: tensões e aprendizagens no estágio de formação pedagógica e projeto de extensão [RE_053]
Patrícia Yumi Kanno/Paula Harumi Kanno

Coordenador(a): Karina Alessandra Pessoa da Silva e Francimar Gomes de Oliveira Junior

INMA: Sala 505

08h00 Uma análise da aprendizagem semiótica em uma atividade de modelagem com alunos do 6º ano do ensino fundamental [CC_022]
Priscila de Castro Barros Greca/Karina Alessandra Pessoa da Silva

08h15 A modelagem matemática por meio do TPACK: uma atividade para energia elétrica [CC_083]
Thiago Sawada/Bianca de Oliveira Martins/Fernando Cardoso/Rudolph dos Santos Gomes Pereira

08h30 Ensino do plano cartesiano para estudantes do 6° ano utilizando modelagem matemática [RE_017]
Thiago de Oliveira Teixeira/Lilian Milena Ramos Carvalho

08h45 Energia na cozinha: uma análise comparativa por meio da modelagem matemática [RE_033]
Celma Cristina Ferreira da Silva Nascimento/Andréia de Aguiar Campos Moretti/Cátia Souza da Mota Mendonça/Márcia Aparecida da Silva

09h00 Envolvimento dos alunos no planejamento da troca do piso da sala de aula: relato de uma atividade de modelagem matemática [RE_040]
Larissa Alves Marinho/Lilian Akemi Kato

Coordenador(a): Samuel Jefté Vaz dos Santos e Luis Rolando Padilla

INMA: Sala 502

08h00 Modelagem matemática e raciocínio abdutivo na educação STEAM: um estudo nos anos iniciais [CC_026]
Juliane Balbina Gonçalves/Samuel Jefté Vaz dos Santos/Karina Alessandra Pessoa da Silva

08h15 Modelagem matemática e autenticidade: considerações a partir do cercamento de um parquinho [CC_085]
Cássia Lemes Maciel/Bianca de Oliveira Martins/José Augusto Silva Rocha/Bárbara Nivalda Palharini Alvim Sousa

08h30 Avaliação antropométrica das crianças: relatando uma experiência [RE_031]
Andréia de Aguiar Campos Moretti/Maria Elisabete Rambo Kochhann/Celma Cristina Ferreira da Silva/Márcia Aparecida da Silva

08h45 Entre grãos e problemas: o milho como tema gerador nos anos iniciais do ensino fundamental [RE_055]
Célia Aparecida Dias Ferreira Louzada/Jonhy Syllas dos Santos Ferreira/Adriana Franklin de Souza da Silva

09h00 Um modelo para um canteiro de plantas: relato de uma atividade de modelagem matemática com as lentes da inclusão [RE_056]
Wynston Anunciado Olimpio/Lilian Akemi Kato

Coordenador(a): Victor Hugo Camargo Corrêa e Eugênia Brunilda Opazo

INMA: Multiuso Pós-Graduação (1º andar)

08h00 Ações dos professores nas implementações de atividades de modelagem matemática: uma análise dos relatos de experiência da XII CNMEM [CC_043]
Nagmar Ferreira de Souza/Rosangela Ramon/Tiago Emanuel Klüber

08h15 Metacognição em uma atividade de modelagem matemática no contexto dos Anos Iniciais [CC_039]
Débora da Rocha de Paula/Rosangela Maria Kowalek/Élida Maiara Velozo de Castro/Michele Regiane Dias Veronez

08h30 Afetividade e modelagem matemática: conhecimento matemático de números racionais a partir de receitas de família [RE_005]
Lenise Júlia Fassini da Silva/Luciano Lessa Lorenzoni

08h45 Do planejamento à prática com modelagem matemática no ensino superior [RE_026]
Victor Hugo Camargo Corrêa/Jader Otavio Dalto/Karina Alessandra Pessoa da Silva

09h00 Modelagem Matemática como estratégia de ensino: experiência em rede na Educação Básica [RE_041]
Osmar Cícero da Silva/Marcus Vinícius Araújo Damasceno

14/11/2025 - 13h00 às 15h00

Coordenador(a): Adriana Helena Borssoi e Flaviane Meireles dos Santos Campeiro

INMA: LEMA

13h00 Postura e protagonismo dos alunos no desenvolvimento de projetos de modelagem matemática na fase de alfabetização [CC_030]

Lucinéia de Souza Gomes/Márcio Urel Rodrigues/Maria Elizabete Rambo Kochhann/Ludmylla Suellen Wolf Oenning

13h15 Um Olhar Semiótico sobre a Produção Infantil em uma Atividade de Modelagem Matemática Situada [CC_076]
Josiane da Silva Campos de Santana/Emilly Nunes Haas/Thiago Fernando Mendes/Bárbara Nivalda Palharini/Alvim Sousa

13h30 Apreensões matemáticas suscitadas de uma proposta de modelagem matemática para a Educação Infantil [CC_081]
Leidiane Lopes Fernandes/Wellington Piveta Oliveira

13h45 Modelagem matemática em atividadesrecreativas na pré-escola: uma experiência no município de Tangará Da Serra/MT [RE_063]
Vagner Constatino Guimares/Francilio Henrique Gonçalves dos Santos/Fabiula Cristina Ignacio/Márcio Urel Rodrigues

14h00 Design de Formação em Modelagem Matemática como mediador para suscitar um Pesquisador [RE_061]
Karina Alessandra Pessoa da Silva/ Adriana Helena Borssoi

14h15 Do Relato à Reflexão: Analisando Práticas de Ensino de Estocástica à Luz da Modelagem Matemática [CC_082]
Flaviane Meireles dos Santos Campeiro/Jocelei Miranda da Silva/Claudia Carreira da Rosa

14h30 Roteiro turístico em Ouro Preto: uma experiência prática com Modelagem na Educação Matemática [RE_042]
Lucas Junior Paixão/ Maria Vitória Ferreira Rodrigues/ Natalia Lepaus Loureiro

Coordenador(a): Yasmin Kailany Parro Alves e Marisa Raquel de Melo Pereira

INMA: Vídeo Conferência

13h00 Aprender por meio da Modelagem Matemática: cenários em uma formação de professores [CC_035]
Yasmin Kailany Parro Alves/Karina Alessandra Pessoa da Silva

13h15 Modelagem matemática no estágio de docência: um voltar-se-à experiência vivida [CC_016]
Vitória Fenilli Vidaletti/Thalia Falquievicz Corassa/Tiago Emanuel Klüber

13h30 Do saber-fazer ao saber-ser docente: analisando a mobilização da dimensão afetiva na gestão do imprevisto em atividades de modelagem matemática [CC_061]
Luiz Henrique da Costa Fonseca/Reginauro Cotócio Ortega

13h45 Ambientes de aprendizagem que potencializam a modelagem matemática na perspectiva de professores da educação básica [CC_067]
Acelmo de Jesus Brito/Márcio Urel Rodrigues/Luciana Bertholdi Machado/Ludmylla Suellen Wolf Oenning

14h00 Modelación matemática en el aula: una mirada desde la investigación narrativa a lo que nos dicen profesores colombianos [CC_057]
Francisco Javier Camelo Bustos/Edna Paola Fresneda Patiño/Gabriel Mancera-Ortiz

14h15 A extensão como possibilidade de ambiente formativo para abordagem da modelagem na formação de professores [CC_087]
Ana Carolina Castro Batista/Bárbara Cândido Braz/Matheus Vieira do Nascimento Cardoso

14h30 Construindo saberes matemáticos e outros: uma experiência de modelagem sobre o consumo consciente de água [RE_043]
Carlson Guerreiro de Almeida/Claudia Carreira da Rosa

Coordenador(a): Natália de Oliveira Diziró e Estevão Ovando Neto 

INMA: Anfiteatro 1

13h00 Uma aproximação ao pensamento algérico via análise de modelos: uma proposta para alunos de primeiro ano de ensino médio [CC_058]
Fabian Arley Posada Balvin/João Victor de Menezes Domingos

13h15 É possível pensar modelagem matemática e grupos focais em sala de aula? [CC_077]
Estevão Ovando Neto/Francimar Gomes de Oliveira Júnior/Claudia Carreira da Rosa

13h30 Significados em modelagem matemática na educação inclusiva de alunos surdos [CC_086]
Natália de Oliveira Diziró/Michelle Fernanda da Silva/Bárbara Nivalda Palharini Alvim Sousa

13h45 Modelagem matemática e educação inclusiva: potencialidades didático pedagógicas na formação de professores de matemática [RE_050]
Cíntia da Silva/Lilian Akemi Kato

14h00 Matemática e Hotelaria: Práticas de Modelagem Matemática em uma turma do EJAI [RE_003]
Wanderson Pinto Moreira/Luciano Lessa Lorenzoni

14h15 Modelagem matemática na fermentação de pães [RE_013]
João Renner/Alvino Alves Sant’Ana

14h30 A beleza das vovós cruz-machadenses [RE_036]
Gabriele Granada Veleda/Daiany Cristiny Ramos/Marina Zavadzki/Karina Bueno

Coordenador(a): Emerson Tortola e Vanusa Camargo Durães

INMA: Sala 503

13h00 Desempenho dos alunos em relação às competências em modelagem matemática [CC_036]
Andrieli Angélica de Oliveira de Araújo/Ana Paula Zanim/Michele Regiane Dias Veronez

13h15 Modelos matemáticos e a formulação de hipóteses sobre Grafos Eulerianos em uma atividade de Modelagem Matemática [CC_037]
Larissa Baia Moretti/Emilly Gonzales Jolandek/Lilian Akemi Kato

13h30 A Modelagem Matemática na área de Humanas: uma atividade implementada no Novo Ensino Médio sob o olhar da Filosofia da Linguagem de Wittgenstein [CC_089]
Emanuelly Cristina da Silva Oliveira/Emerson Tortola

13h45 Cálculo de volume de um sólido de revolução por integrais definidas: uma experiência com modelagem matemática [RE_007]
Josenildo Silva de Medeiros/Karin Alessandra Pessoa da Silva

14h00 Uma atividade de modelagem matemática sobre gastronomia no ensino médio [RE_009]
Jéssica Marchi/KarinaAlessandra Pessoa da Silva/Adriana Helena Borssoi

14h15 Previsão de autonomia em um kit de motorização para cadeira de rodas por meio da modelagem matemática [RE_012]
Ian Iwakura Lino/Karina Alessandra Pessoa da Silva

14h30 Entre retas e quarteirões: um ambiente de modelagem matemática com a geometria do táxi [RE_028]
Wesley Frederico Machado de Souza/Marilaine de Fraga Sant’Ana

Coordenador(a): Thiago Fernando Mendes e Eugênia Brunilda Opazo

INMA: Sala 508

13h00 O Rio Paraguai, lá embaixo “já não lambe mais” (2020-2025): um estudo segundo a Modelagem Matemática [CC_038]

Kévelyn Desirée Ortega de Arruda/Luccas Vinicuis da Silva Araujo/Wellington Piveta de Oliveira

13h15 Construção de Significado em Atividades de Modelagem Matemática: uma discussão a partir da pragmática Peirceana [CC_078]
Thiago Fernando Mendes

13h30 Por que modelagem matemática na engenharia civil? [CC_090]
Kassiana Schmidt Surjus/Lourdes Maria Werle de Almeida

13h45Como medir um poste?”: uma sequência de modelagem matemática com sombras no 9º ano [RE_051]
Joyce Braga/Danusa Nunes de Menezes

14h00 Experimentação em atividades de modelagem matemática no ensino superior [CC_024]
Júlia Maria Alves Massoni/Karina Alessandra Pessoa da Silva

14h15 A Modelagem Matemática Entra em Campo: cálculo de área com alunos do 6º ano [RE_001]
Debora Carla Blanco Pinho/Ariely Aparecida Caruzo/Karina Alessandra Pessoa da Silva

14h30 A embalagem ideal: uma experiência de Modelagem Matemática com doutorandos em Educação Matemática [RE_020]
Emanuela Nascimento Alves/Luciano Lessa Lorenzoni/Lenise Júlia Fassini da Silva/Marcio Peters

Coordenador(a): Gustavo Dewes Wagner e Viviane Zório Peixoto Arima

INMA: Multiuso Administrativo

13h00 Ações Docentes Facilitadoras ou Inibidoras em uma Atividade de Modelagem Matemática [CC_070]
Isadhora Cornelia Mauricio/Jeniffer Paula da Cruz/Lourdes Maria Werle de Almeida

13h15 O Professor como Orientador de uma Atividade de Modelagem Matemática [CC_073]
Joelma Aparecida Medeiros do Nascimento/Elida Maiara Velozo de Castro/Michele Regiane Dias Veronez

13h30 Uma abordagem histórico-cultural da aprendizagem de futuros professores de matemática: contribuições a partir de um contexto de modelagem [CC_093]
Fernando Henrique de Lima/Renata Rodrigues de Matos Oliveira

13h45 Pintura da quadra de esportes: saberes da prática e da matemática [CC_31]
Pedro Augusto Pereira Borges

14h00 Modelagem matemática sociocrítica: a problematização da distribuição de auxílios pós-enchentes de 2024 no RS por futuros professores [RE_045]
Gustavo Dewes Wagner/Marilaine de Fraga Sant’Ana

14h15 Da sala de aula para a comunidade escolar: uma prática de modelagem matemática sustentável [RE_048]
Sabrina Laureano Freitas/Alvino Alves Sant’Ana

14h30 Educação Financeira por meio da Modelagem na Perspectiva da Educação Matemática Crítica [RE_054]
Andressa Mikaele de Souza Rodrigues/Bárbara Cândido Braz/Janete de Paula Ferrareze Silva

INMA: Sala 506

13h00 Atividade de Modelagem Matemática: uma abordagem segundo a Teoria da Atividade [PO_001]
Yachiko Nascimento Wakiyama/Leonard Euler Valente Feitosa

13h15 Inflação de produtos alimentícios em março/2025: Um relato do desenvolvimento de uma atividade de Modelagem [PO_002]
Samuel Gomes Souza/Oliveira Nascimento/Igor Frutuoso Santos/Francimar Gomes de Oliveira Júnior

13h30 O que planejam estudantes do oitavo e nono ano do ensino fundamental para o futuro? Uma investigação escolar por meio da Modelagem Matemática [PO_003]
Pedro Lucas Ferreira Cardoso/Daniel Araujo Batista dos Santos/Guilherme Frutuoso Santos/Francimar Gomes de Oliveira Júnior

13h45 Sociedade sustentável e modelagem matemática: Um diálogo em prol da Educação Crítica [PO_004]
Francine Bonato de Souza/Ademir Donizeti Caldeira

14h00 Do esporte à matemática: investigando os tipos de saques no vôlei [PO_005]
Victor Ichiro Sakaguti/Vieira da Silva/Ariel Cardoso da Silva/Bárbara Nivalda Palharini Alvim Sousa

14h15 O ensino de matemática em reflexão: inteligência artificial e a reinvenção da modelagem matemática na sala de aula [PO_006]
Pettrick Monteiro Santos/Kevelyn Desiree Ortega de Arruda/Eduardo Carvalho Soares/Marcelo Dias de Moura

14h30 Uma proposta de modelagem matemática para a educação infantil: com o tema horta e aprendizagem [PO_007]
Tatiane Medina Larroza