Sobre o CNMEM

A Conferência Nacional sobre Modelagem na Educação Matemática (CNMEM) é um evento científico de abrangência nacional promovido pelo Grupo de Trabalho “Modelagem Matemática” (GT10) da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM). Seu objetivo é reunir professores(as) de todos os níveis de ensino, pesquisadores(as) e estudantes, nacionais e internacionais,  que atuam com a Modelagem Matemática na perspectiva da Educação Matemática, a fim de fortalecer o campo, divulgar produções e aprofundar os debates teóricos e práticos em torno da temática.

A CNMEM tem se consolidado ao longo dos anos como espaço privilegiado de discussão, formação e troca de experiências, valorizando a diversidade de abordagens e práticas no ensino e na pesquisa com Modelagem Matemática. A cada edição, o evento é sediado por uma instituição diferente, promovendo o diálogo entre diferentes regiões do país e reconhecendo a riqueza da produção nacional no campo da Educação Matemática.


📚 Histórico do Evento

A Modelagem Matemática como abordagem no ensino da Matemática se fortaleceu no Brasil a partir da década de 1990. Nesse contexto, surgiu a necessidade de se criar espaços específicos para discussão, socialização de pesquisas e compartilhamento de práticas pedagógicas relacionadas à temática.

Foi assim que, em novembro de 1999, realizou-se a I CNMEM, promovida pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da UNESP/Rio Claro, com o tema “Modelagem no Ensino de Matemática”. O evento reuniu pesquisadores(as) e estudantes de pós-graduação e marcou o início de uma trajetória importante para o fortalecimento da Modelagem na Educação Matemática brasileira.

A partir da II edição, em 2001, realizada na Universidade São Francisco (Itatiba/SP), o evento começou a ampliar sua participação, incluindo também professores(as) da Educação Básica e atingindo maior representatividade regional. Em 2003, a III CNMEM consolidou o evento no calendário nacional da área e passou a publicar Anais com os trabalhos apresentados.

Desde então, a CNMEM tem sido realizado de forma bienal (com exceções pontuais), sempre trazendo temas relevantes para o cenário educacional e científico. A conferência já passou por diversas instituições, como:

    • UNESP/Rio Claro – SP (1999)

    • Universidade São Francisco – SP (2001)

    • UNIMEP – SP (2003)

    • UEFS – BA (2005)

    • UFOP e UFMG – MG (2007)

    • UEL – PR (2009)

    • UFPA – PA (2011)

    • Centro Universitário Franciscano/UFGRS – RS (2013)

    • UFSCar – SP (2015)

    • UEM – PR (2017)

    • UFMG – MG (2019)

A XII edição, inicialmente prevista para 2021, foi adiada para 2023 devido à pandemia de COVID-19 e realizada na cidade de Porto Alegre/RS, sob organização da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Com o tema “Modelagem Matemática em Tempos Pandêmicos: desafios, perspectivas e valores”, o evento discutiu o papel da Modelagem diante dos impactos da pandemia, destacando seu potencial para a análise crítica da realidade e a tomada de decisões informadas.

Ao longo de sua trajetória, a CNMEM tem contribuído para consolidar a Modelagem Matemática como área de pesquisa e de prática formativa, integrando ensino, pesquisa e extensão, e articulando sua presença nos programas de pós-graduação e nas salas de aula.


XIII CNMEM – Campo Grande/MS – 2025

A 13ª edição da Conferência Nacional sobre Modelagem na Educação Matemática será realizada de 12 a 15 de novembro de 2025, na cidade de Campo Grande/MS, sob organização do Grupo de Formação, Estudos e Pesquisas em Educação Matemática (GFEPEM), na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

🎯 Tema da edição:

“Para onde vamos? Uma reflexão sobre o impacto social de nossas pesquisas, práticas e ações”

Com esse tema, a XIII CNMEM propõe uma reflexão crítica sobre os rumos da Modelagem na Educação Matemática, considerando seus impactos sociais, éticos e educacionais. Buscamos, com essa edição, abrir espaço para debates comprometidos com a transformação social, com a formação de sujeitos críticos e com a valorização do conhecimento matemático em contextos significativos.